Curta e Siga


Drenagem Linfática e a Fisioterapia Dermato-Funcional




Curso Fisioterapia Dermatofuncional

A drenagem linfática é uma ótima ferramenta para fisioterapeutas que trabalham na especialidade de Dermato-Funcional.

A drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica específica que utiliza uma ou ambas as mãos com movimentos rítmicos e suaves, com o objetivo de drenar o excesso de líquido acumulado no espaço intersticial e manter o equilíbrio entre pressões tecidulares e hidroestáticas.  Os métodos mais utilizados são o de Vodder e de Leduc. Embora cada um tenha as suas particularidades, ambos requerem um conhecimento da anatomia do sistema linfático, de modo a saber a orientação da drenagem.

Através da pressão mecânica exercida pela DLM é possível atingir um aumento da reabsorção do líquido intersticial pelos coletores linfáticos com evacuação de macromoléculas. A evacuação do espaço intersticial de moléculas como as proteínas diminui a probabilidade de fibrose e dissolve fibroses linfoestáticas, sendo deste modo, um recurso de elevada utilidade na intervenção em pós-operatório.

A DLM também favorece as trocas intercelulares e permite a ativação de linfangions hipofuncionantes.

Curso online de Fisioterapia na Dermato-Funcional

Basicamente, esta técnica engloba dois tipos de manobras: manobras de evacuação ou chamada realizadas à distância do edema e manobras de captação ou reabsorção efetuadas no local do edema.

A DLM não é um procedimento eficaz num caso de gordura localizada, uma vez que apenas drena líquidos no espaço intersticial e os lípidos encontram-se no interior da célula.

Curso Online de Fisioterapia no Câncer de Mama

Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

Nenhum comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!