Drenagem linfática mal feita pode causar dor e hematomas






Drenagem linfática feita da maneira incorreta pode ocasionar dor e gerar hematomas Foto: Shutterstock

Drenagem linfática feita da maneira incorreta pode ocasionar dor e gerar hematomas
 

Ficar com a silhueta sequinha e com tudo cima para curtir os dias de intenso calor sem preocupação é o desejo da maioria das integrantes do sexo feminino que recorrem aos benefícios da famosa drenagem linfática. No entanto, apesar de ser uma boa pedida para quem deseja manter o corpo enxuto, o procedimento estético - quando realizado de forma equivocada - pode causar dor e até hematomas. 
 
Para quem se arrisca em locais de procedência duvidosa, o "melhor" que pode acontecer é a técnica não surtir efeito. "Se a massagem for feita com muita força pode causar o fibroedema que endurece a pele, tornando os movimentos do método impossíveis de serem realizados", afirma Mário Chagas, dermatologista da Clínica Estética Derma Gávea, do Rio de Janeiro. 
 
Outro problema provocado pela técnica mal feita é a disseminação de vírus e bactérias pelo organismo se o paciente estiver com quadro de infecções, como apendicite, bronquite e gripe. Se a pessoa teve uma trombose venosa profunda há pouco tempo, a drenagem pode provocar o deslocamento de trombos. O resultado pode ser gravíssimo: uma embolia pulmonar ou um acidente vascular cerebral.
 
Quando aplicada em peles oleosas, a intervenção estética mal feita tende a estimular as glândulas sebáceas, facilitando ainda mais a oleosidade cutânea. O que deveria eliminar toxinas e impurezas deixa o rosto vermelho, irritado e com aspecto sujo. O processo quando feito da maneira correta, por sua vez, oxigena a cútis, devolvendo sua firmeza e viço, além de ser capaz de suavizar as linhas de expressão.
 
Orientações e cuidados especiais
Para não errar na drenagem é preciso ficar atenta principalmente à escolha do profissional. Isso porque ele precisa ter amplo conhecimento da área para poder desenvolver as técnicas, orientando sempre seus pacientes sobre as indicações e contraindicações da técnica. 
 
"A massagem possui contraindicação em casos de trombose venosa profunda e quando existe a suspeita de câncer", alerta Mário. Diferente do que muitos pensam, o procedimento pode ser aplicado em gestantes, pois aliviam as dores do corpo inchado por conta da gravidez.
 
Drenagem linfática mal feita pode causar dor e hematomas Drenagem linfática mal feita pode causar dor e hematomas Editado por saude.chakalat.net on 06:01 Nota: 5

Nenhum comentário:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!

Tecnologia do Blogger.