O que são os linfócitos?





Os linfócitos estão localizados nos linfonodos (gânglios linfáticos), porém também são encontrados em tecidos linfóides como o baço, o timo, medula óssea e outros.

O tecido linfóide está distribuído pelo organismo para impedir os organismos invasores ou toxinas antes de disseminar-se pelo corpo. Em muitos casos, o agente invasor penetra nos líquidos teciduais e é carregado via vasos linfáticos para o linfonodo ou outro tecido linfóide.

O tecido linfóide dos linfonodos está exposto aos antígenos (moléculas estranhas ao organismo) que invadem os tecidos periféricos do corpo.

Os linfócitos são divididos em dois grandes grupos: linfócitos T, formados no timo, são responsáveis pela formação de linfócitos ativados que produzem a imunidade celular; e linfócitos B, processados no fígado, são responsáveis pela formação de anticorpos que proporcionam a imunidade humoral.

Os linfócitos dos tecidos linfóides penetram na corrente sanguínea no ângulo venoso pela veia jugular interna, sendo que não existe uma passagem direta dos tecidos linfóides para os vasos sanguíneos. E os linfócitos provenientes da medula são despejados diretamente no sangue passando pela parede dos capilares.

O que são os linfócitos? O que são os linfócitos? Editado por saude.chakalat.net on 12:32 Nota: 5

Nenhum comentário:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!

Tecnologia do Blogger.